I

Centenário

1 de Abril de 2022

Imperador Carlos D'Áustria

Carlos D’ Áustria nasceu a 17 de Agosto de 1887 no Castelo de Persenberg, sendo filho do Arquiduque Otto (1865-1906) e da Princesa Maria Josefa de Saxe (1867-1944). É sobrinho-neto do Imperador Francisco José | (1830-1916). 

"No entanto, tudo se resume simplesmente em ajudar tanto quanto se pode ajudar.

Como Imperador, devo dar o bom exemplo. Se todos apenas praticassem os seus deveres de cristão, não haveria tanto ódio e miséria no Mundo"

Citação em diálogo com o Conde Polzer-Hoditz, c. 28 Abril 1917

Castelo em Persenbeug - Schloss
Carlos de Austria casa com a Princesa de Parma, Zita de Bourbon (1892-1989) a 21 de Outubro de 1911.

Beato Carlos d'Áustria

Memória

O Beato Carlos I, imperador da Áustria e Rei da Hungria, nasceu a 17 de Agosto de 1887, em Persenbeug (Diocese de St. Pölten). A 21 de outubro de 1911, casou-se com Zita de Bourbon-Parma. Deste casamento nasceram oito
filhos. Com sua esposa e filhos levou uma vida de família exemplar – uma verdadeira igreja doméstica, forjada pelo seu fervoroso amor ao Santíssimo Sacramento e devoção à Bem-aventurada Virgem Maria. Em Novembro de 1916, com apenas 29 anos, tornou-se imperador da Áustria e rei da Hungria. Na conjuntura difícil da primeira guerra mundial, trabalhou por uma paz justa e duradoura; promoveu a justiça e a moral. Em 1919, após a revolução da Assembleia Nacional provisória, foi exilado para a Suíça para onde levou a esposa e os filhos.

A 19 de Novembro de 1921, o casal chegou à Madeira. Na Ilha, o Imperador passou os últimos quatro meses de vida, durante os quais deu exemplo de paciência, humildade e simplicidade, bem como sinais de um grande amor a Jesus Cristo. Em todo este tempo viveu na pobreza e suportou a sua doença com profunda confiança em Deus. Faleceu no Monte a 1 de Abril de 1922, vítima de grave doença respiratória.

A 3 de Outubro de 2004 foi beatificado pelo Papa João Paulo II.
A sua memória litúrgica é celebrada a 21 de Outubro, dia de aniversário do seu casamento.

 

Dados Históricos

Capela da Quinta do Monte

A capela é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. É de destacar que o imperador consagrou a sua família ao Sagrado Coração de Jesus a 2 Outubro de 1918.

Jardins, Quinta do Imperador

Notícias

Sobre a PAZ

Há cem, anos, em abril, morria, no Monte, um Imperador sem império, um rei sem reino e sem coroa, um homem bom. Veio exilado de um mundo que se tinha quebrado com as guerras dos homens. Chamava-se Carlos e tinha procurado a paz.

Bispo do Funchal apela cristãos a peregrinarem à Igreja de Nossa Senhora do Monte

D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo do Funchal, apela, na sua mensagem para a Quaresma deste ano, à peregrinação ao túmulo do Beato Carlos d’Áustria, na igreja de Nossa Senhora do Monte.

Este apelo surge por causa da celebração do 1º centenário do falecimento do Beato Carlos d’Áustria que ocorre a 1 de Abril 2022 e que terá um ano de celebrações.

Próximos Eventos

Março 1, 202312:00 am

Dia Mundial da Paz

Santuário Nossa Senhora da Paz
Caminho dos Pretos

Celebração pela PAZ no santuário de Nossa Senhora da Paz, Terreiro da Luta.

Ler Mais
Abril 1, 202312:00 am

Encerramento do Centenário

Paróquia Nossa Senhora do Monte
Rampa da Sacristia 1, 9050-285 Funchal

Beato Carlos d'Áustria faleceu de pneumonia no Monte, ilha da Madeira, a 1 de Abril 1922.

O seu corpo permanece no santuário de Nossa Senhora do Monte, com a permissão da sua família.

Agendamento de Peregrinação.