Roteiro

Google Map
Google Map
Google Map
Villa Victória
Google Map
Igreja do Colégio
Google Map
Apresentamos um breve roteiro com locais de interesse do Funchal pelos quais passaram o Beato Carlos d’Áustria e a sua família.
Legenda
- Igreja do Monte
- Quinta do Imperador
- Igreja do Colégio
- Igreja da Sé
- Capela Penha de França
- Villa Victória

Igreja de Nossa Srª do Monte
No alto da cidade do Funchal, a 598 metros de altura, erguem-se as duas torres da igreja de Nossa Senhora do Monte, onde está a padroeira da Madeira e da cidade do Funchal. A Igreja de Nossa Senhora do Monte foi avistada pelo Beato Carlos d’Áustria a partir do navio de guerra Cardiff aquando da sua aproximação ao Funchal em 1921. As duas torres da igreja de Nossa Senhora do Monte recordam ao beato Carlos as igrejas do Tirol Austríaco. Partilhou com Zita, sua esposa: “Deve ser um templo dedicado a Nossa Senhora; em breve iremos visitá-lo”. Alguns meses mais tarde, a 5 de Abril 1922 Carlos d’Áustria foi sepultado na igreja de Nossa Senhora do Monte. Actualmente, o seu túmulo encontra-se numa capela própria nesta igreja. A capela-tumular, realizada por Gino Romoli, foi benzida em Janeiro de 1968 pelo Bispo do Funchal na presença da Imperatriz Zita e seus filhos Otto e Adelaide.
Horário de abertura:
segunda a sábado: 9h – 19h;
domingo: 8h-18h

Quinta do Imperador
A Quinta do Monte, actualmente conhecida por Quinta dos Jardins do Imperador, foi a segunda residência do Beato Carlos e a sua família na Madeira. À medida que a sua situação financeira se agravava, Luiz da Rocha Machado ofereceu - sem aluguer - a Quinta do Monte. Nessa altura, Zita tinha conseguido que os seus sete filhos viajassem da Suíça para a Madeira e em fevereiro de 1922 toda a família ficou a residir na Quinta. Carlos d’Áustria faleceu a 1 de Abril 1922 na Quinta do Monte.

Igreja do Colégio
No centro da cidade do Funchal encontra-se a igreja de São João Evangelista (popularmente conhecida como igreja do Colégio). A igreja de São João Evangelista constitui um dos mais belos monumentos do séc. XVII. A sua construção marca a transição do maneirismo internacional para o barroco português. Carlos e Zita de Habsburgo assistiram ao Te Deum no dia 1 de Dezembro 1921, organizado pela Academia Funchalense e celebrado na igreja do Colégio por D. António Manuel Pereira Ribeiro, Bispo do Funchal.
Horário de abertura:
Segunda a sexta-feira: 10h30 – 18h;
sábado: 15h-18h; domingo: 9h-18h;

Igreja da Sé
Localizada no centro da cidade do Funchal, a Catedral foi mandada erguer durante o reinado de D. Manuel I, adquirindo traços característicos da época manuelina e gótica. A Sé do Funchal, classificada como Monumento Nacional desde 1910, constitui o principal templo religioso do Arquipélago da Madeira, sendo muito visitado pelos habitantes e visitantes da cidade do Funchal. Por diversas vezes, Carlos d’Áustria e Zita assistiram a celebrações da missa na Sé do Funchal. Logo no dia seguinte à chegada ao Funchal, Carlos e Zita de Habsburgo assistiram pela primeira vez à missa das 10 horas na Sé do Funchal. No dia 8 de Dezembro 1921, os imperadores assistiram à solenidade da Imaculada Conceição na Sé. A 23 de Fevereiro 1922 Carlos de Áustria assistiu à bênção do novo relógio da Sé do Funchal. A 27 de Abril 1922 realizaram-se as exéquias solenes por alma de Carlos d’Áustria.
Horário de abertura:
segunda a sexta-feira: 7h15 – 18h30;
sábado e domingo: 8h-12h; 16h-19h

Capela Penha de França
Em 1622, António Dantas fez edificar a pequena capela de Na Sra da Penha de França no sítio dos Ilhéus, que foi reconstruída em 1712 e ampliada pouco depois de 1880. A capela de Nossa Senhora da Penha de França é um dos mais belos edifícios religiosos da região. Para além da Sé, o Beato Carlos com a sua esposa Zita frequentaram a missa na capela de Nossa Senhora da Penha de França.
Horário de abertura:
sábado: 18h – 19h30;
domingo: 10h-12h30

Villa Victória
A 19 de Novembro de 1921, Carlos e Zita de Habsburgo chegam ao Funchal ficando hospedados na Villa Victoria anexa ao Reid’s Palace Hotel. Esta foi a primeira residência do casal, sito à estrada monumental.