Conservação da Estátua do Beato Carlos D’Áustria no Santuário de Nossa Senhora do Monte

Foi levado a cabo uma ação de limpeza da escultura em bronze do Beato Carlos de Áustria, que por se encontrar localizada no exterior, num ambiente ajardinado, tinha acumulado nas reentrâncias sujidades de origem vegetal e animal (insetos e aracnídeos). Deste modo a limpeza foi efetuada, primeiramente, de forma mecânica, e posteriormente com um detergente neutro. Para garantir a proteção da escultura foi aplicado um inibidor de corrosão, seguido de um verniz compatível.

No pedestal, de pedra basáltica, foi eliminada a colonização de líquenes, que tinham proliferado maioritariamente nos lados Norte e Poente. De igual modo foram removidos os escorrimentos de cera, provindos de piedosas intenções devocionais, mas que criaram danos estéticos no pedestal, tendo inclusive nocivamente penetrado na pedra. O douramento da inscrição estava desgastado, incompreensível à distância, pelo que se procedeu ao seu redouramento, ganhando de novo legibilidade”.

(Filipe Gonçalves, Técnico Superior de Restauro e Conservação).

À medida que nos aproximamos do dia 1 Abril 2022 – data em que se assinala o 1º centenário do falecimento do Beato Carlos – a preparação interior e exterior intensifica-se.

A paróquia de Nossa Senhora do Monte responsabilizou-se pelo encargo desta intervenção.

Beato Carlos d’Áustria…rogai por nós!